terça-feira, 28 de abril de 2009

Restaurando o Altar

(1Rs. 18:36-38) - Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas. Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu és o SENHOR Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração. Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.
No dia que o Profeta Elias desafiou os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal, ele levantou o altar do Senhor e desafiou o poder daquele deus falso. Sobre o altar de Elias haviam quatro elementos que falam hoje fortemente na vida do cristão: Sangue, Água, Lenha e Fogo.
01. SANGUE - O sangue do sacrifício. A dádiva de Cristo para o pecador. O sangue trás regeneração, elemento essencial para o homem se aproximar de Deus.
I Jo. 1:7, Ap. 1:5; 12:11
"e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação" (Ap. 5:9).
Este foi o preço pago pela alma do homem.
A primeira experiência do pecador com Deus é: Ser lavado pelo sangue de Jesus.
O SANGUE DE JESUS, anula as acusações de acusador. Ap. 12:10-11 –  “Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus. Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida.”
02. ÁGUA - A Palavra de Deus. "Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra," (Ef. 5:25-26)
A lavagem diária da Palavra é que purifica e ensina o pecador regenerado. Um “banho” todos os dia. A Palavra testifica na Terra. I Jo.5:8.
A função da Palavra, na verdade é  SANTIFICAR e não salvar. Jo. 15:3; 17:17.
"Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado";  (Jo. 15:3)  
"Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade". (Jo. 17:17)
03. A LENHA – Simboliza o alimento espiritual que buscamos para manter acesa a chama da fé. Não podemos deixar faltar o “combustível” da nossa vida espiritual. – (Ageu 1:8) – “Subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; dela me agradarei e serei glorificado, diz o Senhor.”
Somos o Templo do Espírito – A casa de habitação do Senhor – Devemos “construir“ uma boa “Casa de Oração” e dela o Senhor se agradará.
04. O FOGO - O fogo é um sinal poderoso da presença do Senhor. "Porque o nosso Deus é um FOGO consumidor". - (Hebreus 12:29).
Aquele fogo que caiu sobre o Altar de Elias, era especial. Primeiro porque não houve interferência humana, o fogo desceu do Céu; depois, porque ele era tão intenso que consumiu, em segundos, não somente a carne e a lenha, mas também as pedras e a água. Segundo se sabe, a água era um dos símbolos do deus Baal. O fogo na vida do cristão é o símbolo do avivamento, da presença de Deus dentro dele. O Batismo no fogo dá poder ao crente. – Mt. 3:11.
"Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo".
As três coisas que são enviadas por Deus, do Céu:
- O Sangue de Jesus
- A Palavra revelada
- O Fogo do Espírito

O sangue salva.
A água santifica.
O fogo dá o poder.
As duas últimas só se manifestarão após a ação da Primeira.
As três juntas na vida do crente o torna INVENCÍVEL.
- A lenha nós temos que “IR BUSCAR NO MONTE”.
A coisa que satanás mais teme é: Um crente SALVO, praticante da PALAVRA e cheio do ESPÍRITO SANTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário