quarta-feira, 15 de abril de 2009

O Poder


Há muitos tipos de poder no mundo hoje:

O poder político é celebrado por aqueles no comando de organizações, tribos, povos, cidades,estados, províncias e nações inteiras.
O poder intelectual resulta em novas invenções, criações literárias e musicais, e o estabelecimento de instituições educacionais.
O poder físico é possuído pelos homens fortes, muitos dos quais se tornam atletas profissionais.
O poder financeiro é celebrado pelos banqueiros e homens de negócios que lideram as corporações
e os grandes impérios financeiros.
O poder militar é usado pelos grandes exércitos para defender e ganhar novos territórios.
O poder da energia serve ao homem de muitas maneiras que vão desde um simples fogo ao calor,
servindo uma cidade inteira com eletricidade.
O poder religioso resulta nas grandes denominações e culturas religiosas.
Todos estes são grandes poderes trabalhando em nosso mundo hoje. Porém, o chamado de Jesus não é ao poder mundano. É ao poder espiritual. Esse é um poder que não pergunta “Como posso ser
servido?”, porém , “Com o eu posso servir?”.

DIFERENÇA NA ESTRUTURA
Jesus explicou a diferença entre a estrutura de poder do mundo e do Reino de Deus.
Ele disse:
“Então, Jesus, chamando-os, disse : Sabeis que os governa dores dos povos os
dominam e que os maiores exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva;e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do
Homem , que não veio para ser servido, m as para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”
(Mateus 20 :25-28).
O chamado de Jesus é para deixar o poder mundano pelo poder espiritual que é dado com o propósito de servir a um mundo que sofre e que está perdido e agonizante.

PODER ESPIRITUAL
Quando nós falamos de poder neste curso, nós não estamos falando sobre denominações religiosas ou organizações religiosas feitas pelo homem . Nós não estamos falando da autoridade delegada através de um voto pela maioria. Não é a autoridade dada por um título ou escritório. Não é poder baseado em educação ou habilidade.
Quando nós falamos de poder neste curso, nós estamos referindo-nos ao conceito bíblico de poder espiritual. O significado bíblico da palavra “poder” é energia espiritual, habilidade, força e vigor. É um a força sobrenatural que produz obras e milagres poderosos.
Uma palavra similar, “autoridade”, também se usa na Bíblia, ela se relaciona estreitam ente a e tem o significado similar da palavra “poder”. A autoridade se refere ao poder legal e justo para agir em nome de outro. Exerce r autoridade é a ação de demonstrar o poder. É possuir o direito de exercer o poder delegado dentro de limites definidos.

FORÇAS DE PO DE R ESPIRITUAL
Há diversas forças sobrenaturais operando no poder espiritual. A fonte bíblica de poder espiritual é o Deus vivo e verdadeiro, que é revelado na Bíblia. Deus é uma trindade, uma pessoa composta de Deus o Pai, Deus o Filho e Jesus Cristo, e Deus o Espírito Santo. Deus o Pai é a fonte do poder:
“Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas” (Romanos 13.1).
Deus tem delegado o poder a Seu Filho, Jesus Cristo:
“Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mateus 28 .18).
Jesus tem delegado o poder espiritual aos crentes. Este poder é experimenta do através do Espírito Santo:

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis as minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (Atos 1.8).
testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (Atos 1.8).

Há outra força de poder espiritual, porém é um a força negativa. É a fonte de poder espiritual maligna e responsável pela bruxaria, feitiçaria e todas as outras práticas malignas.
Essa força é Satanás. Satanás é um poder espiritual, porém seu poder é maligno, não bom:

Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados
e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças
espirituais do mal, nas regiões celestes ”
(Efésios 6.12).


TOMANDO POSSE DAS PROMESSAS

Aos crentes é prometido o poder espiritual. Porém, há duas partes em cada promessa de Deus:
A promessa: o conteúdo, as palavras exatas e o significado da promessa.
A possessão da promessa: você não pode usar o que você não possui. Você deve reivindicar as promessas de Deus para que elas se tornem em realidade em sua vida.
Com o você reivindica as promessas de Deus? Aqui estão os passos:

1. VOCÊ DEVE ESCOLHER FAZÊ-LO:
Você tem o poder a promessa de Deus, a rejeitar ou a ignorar. Muitas pessoas têm rejeitado a promessa de poder espiritual. Elas crêem que era som ente para a Igreja Primitiva. Outros o tem ignorado. Elas leram as promessas na Bíblia, porém não agem acordo com elas. Estas pessoas não têm a demonstração do poder de Deus em suas vidas porque elas têm exercitado seu poder de escolha e não tem reivindicado a promessa.
Sempre que há um a promessa na Palavra de Deus que não se cumpre em sua vida, isso não significa que ela não é verdadeira ou que não é para você. Não interprete a Bíblia baseando-se em sua própria experiência. Simplesmente porque você não tem experimentado um a promessa de Deus não significa que ela não é uma promessa verdadeira e válida. A promessa de poder de Deus é um dom de Deus. Porém, você deve escolher aceitar esse dom ou não.

2. VOCÊ DEVE ENTENDER OS PRINCÍPIOS:
Para possuir qualquer promessa bíblica, você deve entender os princípios nos quais ela se baseia. As promessas de Deu s sempre são baseadas em certos princípios que sempre envolvem uma resposta do homem .
Por exemplo, muitas promessas de Deus são baseadas no princípio “se, então”. Deus diz “Se você faz
um a certa coisa, então você receberá a promessa”. (Veja Deuteronômio 28 como um exemplo deste princípio).
Para experimentar a promessa de poder espiritual, você deve entender os princípios bíblicos de poder.
No mundo natural, é semelhante a ler as instruções que vêm com um produto para aprender a operá-lo apropriadamente ou como usar um a receita para aprender a preparar uma certa comida.
3. VOCÊ DEVE APLICAR OS PRINCÍPIOS:
Alguém pode dar-lhe um presente encantador no mundo natural. Você poder escolher aceitá-lo. Vem
com as instruções. Você pode ler as instruções e pode entendê-os completamente. Porém, a menos que você use as instruções para operar o dom, o produto ainda é inútil para você.
Mera compreensão dos princípios bíblicos de poder ensinados neste curso não é suficiente. Você deve aplicar estes princípios à sua própria vida e ministério.

ALÉM DA BÊNÇÃO AO PODER
Muitos crentes não experimentam o poder porque eles nunca conseguem ir mais além do ponto de benção espiritual. O Espírito Santo começa a mover neles e eles sentem grande alegria. Eles podem expressá-lo cantando, gritando, dançando ou chorando. Eles são abençoados por Deus e respondem emocionalmente.
Não há nada de errado com isto. A Bíblia está cheia de tais experiências espirituais. Porém, Deus quer mover Seu povo mais além do ponto da benção para a esfera de poder espiritual, além da emoção para a demonstração.
Há um a história no Antigo Testamento que ilustra esta verdade. Também ilustra o vínculo entre uma promessa e a possessão dessa promessa. A nação de Israel viajou durante muitos meses, desde o Egito através do deserto até a terra que Deus lhes prometeu. Quando eles chegaram perto desta terra prometida, Moisés enviou espias para explorar a terra. Dez d os espias voltaram com um relatório negativo. Eles disseram que havia gigantes na terra e não havia nenhuma maneira de Israel entrar para possuir a terra. Som ente dois espias insistiram com as pessoas que poderiam entrar e possuir a terra de, de fato, a possuíram com o Deus havia prometido.
Israel escolheu escutar o relatório negativo. Devido a isto, ainda que foi som ente um a jornada de onze dias de onde estavam acampados até a Terra Prometida, Israel levou quarenta ano s para fazer a jornada (Deuteronômio 1.2).
Deus levou Israel até o ponto da bênção. Eles estavam na beirada da Terra Prometida. O poder de Deus estava disponível para conquistar o inimigo. Porém, Israel se negou a avançar no poder de Deus.
Não havia nada errado com a promessa. O problema foi a rejeição de Israel em possuí-a.
Você não deve deter-se quando você consegue chegar a um ponto de bênção em sua vida. Você deve irromper para a esfera do poder espiritual. Se você não faz isso, você continuará vagando em um deserto espiritual de existência seca, impotente. Você deve mover para além do ponto de bênção à esfera de poder. Você deve tornar-se um demonstrador em lugar de um expectador; um fazedor ao invés de somente um ouvinte. Quando você faz isso, você experimenta o verdadeiro fluir do poder de Deus. Você experimentará uma força de vida e unção que você nunca antes conheceu. Você
experimentará a vida depois da religião.

PESSOAS COMUNS
Você pode pensar que não pode experimentar este poder porque lhe falta a devida educação. Talvez você não possua credenciais ministeriais com nenhum a denominação. Você pode viver em um povo longínquo de uma universidade cristã e você é incapaz de obter uma educação escolar bíblica.
Nenhum a destas coisas é necessária para você receber o pode r espiritual. A Palavra de Deus está cheia de exemplos de homens e mulheres comuns que foram usados por Deus de maneiras poderosas:
Abraão ... Mentiu sobre Sara, que era sua esposa, devido ao medo, mesmo assim ele foi usado por
Deus para fundar a grande nação de Israel.

Moisés... Não era um bom porta-voz e matou a um egípcio com ira, e mesm o assim Deus o usou para
levar uma nação inteira de dois milhões de pessoas a terra prometida.

Pedro... Submergiu enquato caminhando sobre as águas, sempre dizia a coisa errada no momento
errado, e ao no fim negou que ele conhecia a Jesus... Todavia, este pescador comum se levantou e
deu um testemunho poderoso no dia de Pentecostes que produziu a salvação de 3.000 almas.

Gideão... Um homem jovem escondido em temor para trilhar o grão da colheita foi chamado para
libertar uma nação inteira dos opressores.

O Rei Davi... Praticou adultério, tomou a esposa de outro homem e assassinou este mesmo homem ,
todavia ele foi o maior rei de Israel e foi chamado de um homem segundo o próprio coração de Deus.

Pedro e João... Os dois eram pescadores pobres e não tinha nenhum dinheiro ou educação, porém
o poder de cura de Deus fluiu através deles para revolver cidades inteiras.

O apóstolo Paulo... Ele disse que suas cartas eram poderosas, porém sua presença corporal débil e
seu discurso pobre (2 Coríntios 10.10).

Jacó... Era um enganador, mentiroso e maquinador. Porém , quando Deus o tocou, ele se tornou um
‘príncipe’ com poder com Deus e com os homens.

Se o poder espiritual com Deus e com os homens pode ser confiado a homens com o esses, a você
também pode, apesar de seus fracassos humanos! Deus chama a homens e mulheres ordinários e
os torna extraordinários. Ele não vê como você vê a si mesmo. Ele não o vê como outros o vêem. Deus
lhe vê como você pode tornar-se quando Ele dotá-lo com poder espiritual. Deus usa pessoas
ordinárias, o que a Bíblia chama de ‘vasos de barro’. A razão porque Ele faz isso é...
“... para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós” (2 Coríntios 4.7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário