quinta-feira, 30 de abril de 2009

O Sopro de Deus

Nas escrituras podemos destacar vários assuntos que nos orientam na nossa vida espiritual, assuntos relacionados com fé, amor, amizade, prosperidade, etc. Mas tudo isso só nos auxiliará se tivermos em nossa vida pelo menos um sopro de Deus. Podemos destacar na Bíblia 5 Sopros que é de suma importância na nossa vida espiritual. Vejamos então eles:

1° SOPRO -O DA VIDA (Gn.2:7)
O homem sem ter recebido o sopro da vida não poderia existir, ou não passaria apenas de uma escultura esculpida pelas mãos de Deus. Quando Deus soprou em Adão Ele deu vida ao homem, e esse sopro pode ser considerado o sopro da existência. Deus deu vida a Adão através deste sopro, tornado-o alma vivente, diferenciando dos animais que são seres viventes, não vemos nas escrituras Deus soprando para dar vida aos animais, por isso vemos que este sopro é muito especial em nossa vida, pois deu existência ao ser humano.

2° SOPRO - O DA VITÓRIA (Êx.14:21)
Um dos fatos mais interessantes no livro de Êxodo é a saída do povo de Israel da terra do Egito, pois haviam ficado como como escravos mais ou menos 400 anos, no capítulo 3 vemos Deus respondendo ao clamor do povo ao aparecer a Moisés e designando-o a livrar o povo. Vemos também a ação de Deus nas dez pragas que atingiram o Egito e fizeram que faraó deixassem o povo partir. Em tudo isto há o poder de Deus, mas no capítulo 14 em que lemos que o povo estava rumo ao seu destino de liberdade, vemos a perseguição de faraó, e quando o povo percebeu a sua chegada, e na sua frente não havia mais caminho pois se encontrava o mar, orou ao Senhor (ver10), foi quando Deus mandou Moisés levantar o seu cajado e estender a mão sobre o mar, depois disto houve um grande vento por toda aquela noite, vento este que fez com que as águas se abrissem e o povo pode passar em segurança. E vemos ainda o fim de faraó.

3° SOPRO - O DA PROVIDÊNCIA (Nm.11:31)
Neste capítulo, vemos o povo de Israel, que se encontrava no deserto, com fome e murmuravam porque queriam as mesmas regalias e comidas que tinham no Egito, vemos a sua murmuração e Moisés orou a Deus e Deus respondeu como sinal de grande ira para com o povo. Mas o que quero mostrar neste texto é a resposta de Deus, pois providenciou o alimento em grande abundância para o povo. A escritura declara que houve um grande vento vindo da parte de Deus que trouxe codornizes para a terra. Se analisarmos profundamente vemos a extensão da grandiosidade de Deus, pois haviam codornizes a distancia de um dia de marcha de um lado e do outro do acampamento, (ou seja, 1.080 metros de um lado e 1.080 metros dos outro lado do acampamento), nos surpreendemos ainda mais com a profundidade que é de dois côvados, que significa 90cm de altura, imaginem 1.080 metros de comprimento com 90cm de altura. Foi exatamente isto que o vento de Deus trouxe em providência ao alimento.

4º SOPRO - O DA ESPERANÇA (Ez37:9)

O sopro da esperança é aquele que traz vida, onde não há vida. No começo do livro de Ezequiel, vemos Deus colocando sobre ele o Seu Espírito, para que pudesse assim anunciar a Israel Suas palavras, vemos também neste livro várias vezes a citação “Veio sobre mim a mão do Senhor”. A mão de Deus estava sobre Ezequiel, por isso ele poderia profetizar ao Espírito trazer vida aqueles ossos secos. O sopro da esperança já foi profetizado sobre nós por alguém um dia, e hoje podemos contemplar uma nova vida e esperança para vivermos nesta terra. A mão de Deus está sobre nós, o Espírito de Deus nos levantou e nos fez profetas do Senhor para profetizarmos sobre aqueles que estão mortos (espiritualmente) vida sobre eles, para que se levantem e tenham vida e vida em abundancia através da presença do Espírito Santo. Assim como Deus fez daqueles ossos secos um grande exército, fará também daqueles que receberem este sopro um exército renovado no Senhor para combater o mal espiritual que está sobre o mundo. TENHA ESPERANÇA E PROFETIZE.

5º SOPRO - O DO PODER (Jo20:19-23; At1:8)
A bíblia declara que depois da morte de Jesus, os discípulos ficaram com medo da perseguição dos judeus e se trancaram dentro de casa, Jesus apareceu no meio deles e a primeira coisa que declarou sobre suas vidas foi “Paz seja convosco”, os discípulos de alegraram ao verem que era Jesus. Depois disto Jesus disse que assim como o Pai o havia enviado para anunciar a salvação, assim também Jesus os enviaria, depois de dizer Jesus soprou sobre eles declarando que recebessem o Espírito Santo. Sabemos que o Espírito Santo foi dado naquele momento para os discípulos para que pudessem sentir paz, e não era o momento de receberem o poder do Espírito para ser testemunhas de Jesus, o poder só foi derramado no dia de Pentecostes (At2:1-13, não podemos declarar que os discípulos receberam duas vezes o Espírito Santo, o que aconteceu é que receberam o Espírito e depois foram revestidos de poder, pelo mesmo Espírito). A unção de poder ou batismo no Espírito que recebemos de Deus é para nos fazer testemunha das verdades reveladas nas escrituras e na pessoa de Jesus Cristo (At1:8). Se não recebermos o Sopro de Jesus que nos trará poder, não seremos capazes de testemunhar sobre a verdade do amor de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário