sexta-feira, 15 de maio de 2009

Do Egito á Canaã

Do Egito a Canaã
Ex.16:4-10

Durante 40 anos o povo de Israel foi alimentado por Deus através do Maná. Maná é o pão dos anjos. É a provisão de Deus para um tempo específico. É a provisão diária de Deus nas nossas necessidades. É a comida para sobreviver no deserto. É uma porção limitada, para cada dia. No sexto dia a porção era dobrada. O sexto dia é o dia do Shabbat, que significa descanso. Quando você entra no descanso de Deus, as bênçãos sobre você são dobradas.

Porque a porção era diária? (vs.4 – “colherá diariamente”)

Porque Deus estava provando o caráter do seu povo: se este andaria na Sua presença ou não e se dependeria dEle ou não. No deserto há uma denúncia de coração. Você mostra quem você é. Por isso o Maná representa um tempo de provisão e de prova. Deus testou a fé e a obediência do povo. Você só vai colher a porção diária. Se colher além desta porção, dá bicho.

Quando Deus te dá algo específico é porque Ele está provando o seu coração. Você chega a se perguntar: porque eu não tenho mais? Chegará o tempo da abundância, mas antes dele tem a limitação do deserto. E no deserto, por mais que você ore, busque, a porção é diária.

O deserto pode ser prolongado (como foi com Israel que ficou 40 anos) ou encurtado. Depende da sua atitude diante do Maná – é um tempo de prova pra sua fé e fidelidade. No tempo do Maná você não fica abandonado. Deus te supre todos os dias com aquilo que você precisa! Todos nós passamos pelo deserto. O que vai fazer diminuir o seu tempo nele é a sua atitude.

Egito – Pão da suficiência
Não é abundância nem escassez. É o suficiente.

Deserto – Pão da provisão
Há uma intervenção de Deus todos os dias. No deserto não se planta nem colhe, depende de Deus, da provisão diária.

Canaã – Pão da abundância
Na saída do Egito comemora-se a Páscoa. Páscoa significa Libertação. Você celebra a sua liberdade. Na Páscoa alimenta-se do Cordeiro: Jesus. O Cordeiro é a comida certa, o alimento correto. Quando a Páscoa entra (Jesus entra), o Egito sai (o mundo sai). Você não vive mais no mundo, no Egito, você é livre, tem o alimento correto, tem um destino: Canaã.

Depois do Egito, o deserto. Lugar de comer o Maná. Na saída do Deserto comemora-se a Páscoa. A Páscoa no deserto – é a celebração da Liberdade, libertação – para entrar em Canaã, a terra da sua plenitude. Quando você entra em Canaã, acaba a porção, a medida, o Maná – você entra em outra dimensão. É terra de abundancia e fartura.

O povo estava no deserto lembrando-se do Egito. Não se lembravam da escravidão, do trabalho árduo, mas lembravam-se do que lhes dava prazer na carne: as cebolas, os alhos, os pepinos, as panelas de carne... (vs.1 e 2) Como hoje. Quando as pessoas saem do mundo, vão para o deserto (todos que são libertos do mundo vão para o deserto – porque é lá que vai haver a cura, a libertação, a limpeza) e ficam murmurando, com saudades do Egito, do mundo. Murmurar é o mesmo que reclamar, ser insatisfeito, ingrato. Para o povo nada estava bom.

Vs.9 – Deus ouviu as murmurações.

Até suas murmurações Deus ouve. Nada escapa. Se você olhar para o seu passado hoje, qual será sua atitude? Vai murmurar ou ver quão grandes coisas o Senhor já fez por você?

A murmuração abre a porta da sepultura. Todo murmurador é um coveiro – abre sua própria cova no deserto.

Quando chega essa época (Fevereiro) muitos ficam com saudades das panelas de carne do Egito, saudades do pecado, saudades do carnaval. Carnaval é a festa da carne, é servir e alimentar a velha natureza. A carne traz prazer, mas o seu prazer é passageiro e tem conseqüência: morte (Rm.6:23). Aquele que nasceu de novo, já morreu para o pecado, está vivo para Deus.

É exatamente quando você entra no deserto das lutas e dificuldades que o inimigo entra na sua mente e te transporta para os momentos de pecado. Aqui você pode ter 2 atitudes:

1. Deixar entrar o espírito da murmuração, da ingratidão, da cegueira espiritual e do esquecimento do que Deus fez por você.

2. Se encher do Espírito Santo e vencer!

Quando Jesus foi batizado no Jordão e foi cheio do Espírito Santo, imediatamente foi levado para o deserto para ser tentado pelo diabo (Mt.4). Ele estava pronto! Você está pronto? Se você não estiver pronto, a regência do deserto, que traz o espírito de esquecimento das bênçãos sobre você, vem e você cede.

O povo viu os milagres de Deus. O Mar Vermelho se abriu. E não foi assim de uma hora pra outra. A Bíblia diz que era noite, Moisés estendeu a sua vara, passou a noite toda ventando e pela manhã o mar se abriu, criando-se um caminho no meio do mar e as águas se tornaram como muralhas ao redor do caminho. Pode ventar o tempo que for na sua vida mas vai chegar a hora que o mar vai se abrir como caminho na sua frente e o Caminho de Deus é fortaleza para quem anda em santidade, e cilada para quem anda em pecado. À noite ventando representa um tempo de prova onde Deus vê e testa sua perseverança em um projeto do Seu coração.

Depois do Mar Vermelho, as águas de Mara – de amargas a doces! Deus quer adocicar sua vida! Até encontrar o deserto de Elim. Elim é um lugar bom. Lugar de conquista. Lugar de 12 fontes, 70 palmeiras.

Partiram de Elim para o deserto de Sim (vs.1). Tem o deserto do Sim e o deserto do Não. Todo deserto tem nome: Deserto do Sinai, Deserto de Sim, deserto da crise, deserto da decepção, da reclamação, da tentação, da perseguição, da enfermidade, deserto financeiro... O que vai fazer a diferença não é o nome do seu deserto, mas a sua atitude dentro dele. No deserto, Deus te ensina a vencer qualquer circunstancia que vier em sua vida. Fique firme! (“O espírito firme sustenta o homem”). Não importa qual é o deserto, Deus vai mandar a provisão e você vai vencê-lo.

Qual a benção do Maná? Vs.4 – a Chuva de Deus.

Chuva fala de abundância, de prosperidade! Deus quer fazer chover prosperidade sobre você!

A rota: Egito => Deserto => Canaã. Deus te tira do mundo para te levar a uma terra de abundância, de plenitude. Quando você nasce de novo você ganha um novo destino. Deus vai te fazer entrar no tempo da plenitude. Na terra da plenitude você tem a mente ampliada! Você pensa grande com relação a sua conquista!

Não se conforme com o Maná. Em Canaã o Maná cessa, se torna passado, você começa a viver da novidade. Todo dia Deus traz algo novo pra você! Mas é preciso crer e obedecer, perseverar na palavra. Sua benção está mais perto de você do que você pensa. Quanto tempo vai levar pra você entrar em Canaã? Depende de você. Se prepare, consagre, santifique, fique firme, porque Deus já tomou sua causa e está trabalhando por você. Até enquanto você dorme, Deus trabalha por você!

Qual a atitude que você deve ter no deserto para vencer a crise?
A mesma de Moisés. Quanto mais o povo murmurava, mais Moisés buscava a Deus, clamava ao Senhor. Na hora da escassez, da dificuldade, da luta, do deserto – clame ao Senhor! Não murmure! Se você murmurar você perde a benção! Clame! Deus é fiel!

2 comentários: